The Apostolic Faith
William Seymour
Nove de abril de 1906, uma época em que a segregação racial se encontrava no topo dos problemas da sociedade americana, pessoas afluíam em massa para ver de perto e provar do novo sabor dos cultos “coloridos” como descreveu a imprensa de então, realizado no prédio 312 da Azusa Street (Rua Azusa) em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América. Negros, brancos, hispanos, ricos e pobres se encontravam agora sob o mesmo teto do Espírito, que assumia o controle dos cultos.
As pregações e os sermões proferidos pelo pastor negro, Wiliam J. Seymour, rumavam para o ensino da doutrina pentecostal. Os cultos poderiam começar às 9h da manhã e terminar depois da meia-noite, e ninguém se retirava, segundo registrou a “Revista Carisma”, porque os crentes criam que o Espírito Santo assumia a direção de todos os detalhes.
Observadores registraram que muitas vezes a multidão esquecia o seu inglês e de suas bocas saía outra linguagem, numa harmonia jamais ouvida. Hinos em ritmos acelerados, acompanhados de palmas eram cantados. As curas e os testemunhos pessoais eram constantes. Uns chegavam a gritar, embebidos pelo Espírito, outros silenciavam-se visões ocupavam lugar.
Com o mover do Espírito ali, missões e igrejas foram plantadas de norte a sul dos Estados Unidos.
Rev.John Stroup - Fundador da "The Pentecostal Church of Crist"
Dois anos depois do derramamento do Espírito Santo em Los Angeles em 1908, o Presbítero John Stroup, 54 anos, membro da Igreja Metodista Wesleyana na cidade de Findlay, Estado de Ohio, nos Estados Unidos recebeu o batismo no Espírito Santo, e logo começou a testificar desta experiência em todos os lugares em que teve a oportunidade.
Em 1913 ele recebeu um convite para pregar numa tenda evangélica em Ironton, Ohio e lhes contar acerca desta experiência. Irmão John Stroup aceitou o convite com alegria e Deus o usou para levar muitos a ter experiência semelhante.
Em seguida à campanha, o irmão Stroup recebeu outros convite de comunidades evangélicas no vale de Ohio.
Em 1917 ele convidou os crentes, próximos a ele, que tiveram a experiência do batismo com Espírito Santo, a formarem uma organização para o conforto, animação e fortaleza de todos.
A reunião realizou-se em Flatwoods, Kentucky no dia 10 de maio de 1917. O nome dado foi “The Pentecostal Church of Christ” (Igreja de Cristo Pentecostal). O Rev. John Stroup foi eleito como Bispo da organização, cargo que exerceu até o ano de 1929 quando foi chamado para a glória.
Em 1976, a “Pentecostal Church of Christ” e a “The International Pentecostal” uniram-se para formar a “INTERNATIONAL PENTECOSTAL CHURCH OF CHRIST” (Igreja de Cristo Pentecostal Internacional) e escolheram London, Ohio como seu escritório central.
Casa de Rev.Jonh Stroup- Onde iniciaram o diálogo para a fundação da The Pentecostal Church of Crist
Rev. Jonh Stroup e Sarah Stroup
Atualmente conta com aproximadamente com a Grande Comissão, missões globais é uma grande prioridade para a Igreja Pentecostal Internacional de Cristo. Temos através de quase 2.000 igrejas, várias escolas bíblicas, trabalhadores indígenas, orfanatos, cruzadas locais em nossos próprios Ministros Internacional IPCC em todo o mundo em 19 países que são: Estados Unidos da América, Brasil, Uruguai, México, Filipinas, Índia, Quênia (África), Guiana Francesa,Israel, Myanmar, Surinami, Tailândia, Argentina, Bolívia, Venezuela, Senegal, Itália, Colômbia em mais de 200.000 membros no mundo inteiro.
Casa onde o pioneiro Jhon Stroup pregou o pentecostalismo e chegou a Horrio - EUA -
Foto Cedida por Wallace Goís
Edifico Jhon Stroup - Memorial - Foto Cedida por Wallace Goís
Aqui Descansa em Paz Nosso Nobres Missionários
Túmulo de J. Stroup e sua esposa Sarah Stroup
Túmulo do Mis Russel Frew - Túmulo da Mis Raquel e de Mis Chester I;Miller
Foto Cedida por Wallace Goís
Escritórios Central da IPCC e Algumas Igrejas nos EUA
Edifico Administrativo da IPCC - Foto Cedida por Wallace Goís
Igreja Nos EUA - Foto Cedida por Wallace Goís
Igreja de Catlettsburg - KY - EUA - Foto Cedida por Wallace Goís
Fachada da igreja em reforma.. - Foto Cedida por Wallace Goís
Igreja de Spriegfild - OH - EUA - Foto Cedida por Wallace Goís
Igreja em Wasghington Coutri House , OH que será revitalizada..EUA
Foto Cedida por Wallace Goís
IPCC em Estarada - EUA - Foto Cedida por Wallace Goís
Pentecostal Tabernacule , Ctalettbusg - KY - EUA
Foto Cedida por Wallace Goís
Portsmouth - OH - Foto Cedida por Wallace Goís
Spirit oh Faith Church, Kenova - WV - Foto Cedida por Wallace Goís
Raquel Miller Tabernácule - London - Oh - Foto Cedida por Wallace Goís
NASCE A IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL
Mis.Hrace Ward e Mis.Caroline Ward - Fundadores da ICPB
O trabalho missionário começou em 1934, quando foi enviado o primeiro missionário, Horace Singleton Ward, ao Brasil. Partindo de Nova Orleans, Estados Unidos da América, no dia 22 de dezembro a bordo do navio “Delsud” chegou ao Rio de Janeiro no dia 9 de janeiro de 1935.
Nessa data, à noite, o missionário Horace Ward, pregou na Igreja Assembléia de Deus. Embora não soubesse falar o português, foi interpretado pelo irmão Gustavo Bergstron e algumas pessoas entregaram-se a Jesus.
O missionário Horace, como era chamado, permaneceu ali apenas 6 dias, mudando-se para a região Nordeste, onde concentrou o seu trabalho de evangelização, principalmente no interior do Estado de Alagoas, até Mata Grande, onde passou 11 meses estudando o português e visitando alguns trabalhos com o irmão George Johnson. De lá foi com o irmão Virgílio Smith do Ceará até Pernambuco e Paraíba, percorrendo cidades, povoados e fazendas, levando a mensagem da palavra de Deus, viajando sempre a pé ou a cavalo (pois na época praticamente não havia veículo na região). Sofreram perseguições, maus tratos e até agressões físicas promovidas pelos intolerantes.
Missionários desembarcando no Brasil
Em setembro de 1936 foi até Alagoas para visitar alguns trabalhos e em novembro do mesmo ano, Horácio foi à cidade de Vila Bela (hoje Serra Talhada), no sertão do Estado de Pernambuco, onde permaneceu por alguns meses, evangelizando e orientando os novos convertidos,, organizou, no dia 24 de janeiro de 1937, a primeira igreja desta denominação no Brasil, que levou o nome de “Igreja de Cristo Pentecostal de Serra Talhada”. A primeira diretoria ficou assim constituída: irmã Ana Soares das Neves (tesoureira - secretária), João Carneiro (dirigente) e Horácio Ward (Pastor).
Durante o ano de 1938, converteu-se um rapaz em Princesa de Paraíba (PE) e não lhe foi permitido ficar na sua cidade por ter aceito a Jesus. O Missionário Horácio Ward encontrou esse rapaz, José Soares dos Santos, pregando o Evangelho e muitos converteram-se a Jesus. Um grande número dos novos convertidos foi batizado, e logo a igreja foi reorganizada. Neste ano o Missionário Horace voltou à sua pátria para casar-se e retornou em seguida acompanhado da Missionária Caroline Ward.
Neste tempo também foi organizada a igreja em Pau Ferro e em
Santa Clara (PE). O cabo Antônio Penedo, vindo de outra cidade, pregou o Evangelho em Santa Clara e novas pessoas foram salvas, o que fez com que Missionário Horace Ward batizasse um bom
número de novos convertidos, organizando a igreja naquela cidade.
O trabalho missionário continuou e outras igrejas foram organizadas, templos foram construídos, novos obreiros foram surgindo e na Convenção Geral realizada em Caruaru, Estado de Pernambuco, no período de 13 a 20 de fevereiro de 1949, foi decidido adotar o nome de “IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL DO BRASIL”.
Na Convenção Nacional realizada nos dias 25 a 29 de janeiro de 1978, na cidade de Santo André (SP), atendendo a certa conveniência interna, foi realizada uma pequena alteração no nome da igreja, passando a denominar-se “IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL”, conforme consta em ata daquela convenção.
OS PRIMEIROS MISSIONÁRIOS NO BRASIL
HORACE S. WARD E CAROLINE WARD
Mis Horácio Ward e familia
Além do fundador da ICPB, Missionário HORÁCIO S. WARD, veio trabalhar no Brasil a sua esposa Caroline Ward que chegou no fim de 1938.
A vida do casal Ward foi uma grande bênção para o povo brasileiro. Eles abriram novas igrejas no sertão de Pernambucano, no solo paulista, no Estados do Paraná, Rio de Janeiro, etc. Às vezes, sendo perseguidos pelos seus algozes, passando fome, frio, realizando culto ao livre, em tendas, alugando salão, etc. As almas ganhas por este servo de Deus são incontáveis e numerosas.
A missionária Carolina Ward expressou seu amor pelo Brasil, quando, não podendo deixar sua terra natal por causa dos estudos dos filhos, permitiu que seu esposo viesse sozinho continuar o seu trabalho.
O Rev. Horácio serviu à igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, não só como missionário, mas como pastor e Superintendente Geral durante vários anos, tendo retornado para os Estados Unidos em agosto de 1969, encerrando, portanto, suas atividades como missionário no Brasil. Sua última visita ao Brasil ocorreu em janeiro de 1988 por ocasião da Convenção Geral em Santo André (SP). No ano de 1993 ele dormiu no Senhor.
O CASAL MILLER
Mis.Chester I.Miller e Raquel Miller
O segundo missionário enviado ao Brasil pela “Pentecostal Church of Christ”, foi o Rev. CHESTER IRWIN MILLER, que chegou a este país no dia 7 de janeiro de 1941. Depois de aprender alguma coisa da língua portuguesa, começou a trabalhar com dedicação e determinação. Aqui ele atuou com brilhantismo e eficiência, tanto na condição de missionário como nas atividades pastorais e de Superintendência Geral da ICPB, efetuando a sua reorganização estrutural e promovendo um maior dinamismo no trabalho.
Em 1945, o Missionário Chester Miller casou com a missionária Rachel, que também deu excelente contribuição à ICPB, deixando um edificante exemplo de prudência e sabedoria. Nos primeiros meses do ano de 1954, o missionário Chester Miller mudou-se com sua família, do nordeste para São Paulo, para atuar na igreja da região sudeste que despontava com bastante vigor, porém no mês de julho do mesmo ano teve que retornar para os Estados Unidos, pois havia sido eleito Superintendente Geral da “Pentecostal Church of Christ” naquele país.
No dia 5 de dezembro de 1981 o Missionário Chester Miller perdeu sua esposa Rachel H. Yarborough Miller.
RAQUEL YARBOROUGH MILLER -
Ela nasceu no dia 25 de Novembro de 1917, em Mineral Spring, Carolina do Norte, seu pai Clarence A e sua mãe Daisy (Duke) Yarborongh. Seu pai faleceu quando ainda era jovem e sua mãe mudou-se com os filhos para a cidade de High Point, Carolina do Norte, onde Raquel freqüentou a escola.
Em Maio de 1931 se converteu na Igreja Metodista em High Point e na primavera de 1938 foi santificada. Dois meses depois recebeu o batismo com o Espirito Santo na Pentecostal Holiness Church nesta cidade, tornou-se membro daquele igreja.
Em 1938 entrou no Instituto Bíblico e Missionário Holmes de Greenville, Caroline do Sul e se formou nesta escola em 1942. Em 1941 recebeu o licenciamento par pregar na Pentecostal Holiness Church.
Durante os verões, quando não estava na escola bíblica, evangelizava onde podia. Em 1943 veio para a Igreja de Cristo Pentecostal par participar de avivamento. Sua membresia foi transferida para a igreja de Jamestown, Ohio naquele mesmo ano.
Foi convidada a trabalhar no Institute Bíblico de Fé como professora e coordenadora de meninas. Isto ela fez, e foi ordenada pela Pentecostal Church of Christ em 1943.
Em 1945 foi enviada ao Brasil como missionária pela Pentecostal Church of Christ e seis dias depois de chegar ao Brasil, no dia 11 de Dezembro de 1945,estava unida em matrimonio com o missionário Chester I. Miller que estava servindo no Brasil.
Desta união nasceram 4 filhos. Daisy e Karen, nascidas no Brasil, Samuel ( nascido durante suas féria nos Estados Unidos e Lee nascido após o retorno permanente deles. O serviço de Raquel foi no ano de 1945 - 1949 e 1951 - 1954.
No sábado, dia 5 de Dezembro de 1981, dois meses após o seu 64o aniversário e duas semanas antes de seu 36o aniversário de casamento, Raquel foi estar com o Senhor. Ela foi sepultada no Cemitério Kirkwood, em London, Ohio, no dia 9 de Dezembro de 1981. Os ofícios fúnebre foram conduzidos pelo Rev. Thomas L Dooley.
A Missionária Raquel Miller nos deixa saudades, com certeza seus feitos nunca serão esquecidos por aqueles que a conheceram e amaram.
No Estados Unidos da América sua terra natal homenagearam - na honrando-lhe com muito amor e carinho dando-lhe com atributos o seu nome para o Centro de Convenções Raquel Miller e um mural com sua fotografia acompanhada de pessoas que estiveram ligadas a ela pelo seu ministério.
Estas palavras foram expressada no dia em que ela partiu dos Estados Unido para ser missionaria entre o povo Brasileiro no ano de 1945, o jornal a Testemunha Pentecostal noticiou o fato, vamos ler a notícia da época:
É com grande alegria e também uma sensação de tristeza que a irmã, Raquel Yarborough nos deixa, pelo período de 2 longos anos visto que orava constantemente a Deus, por um passaporte para o Brasil, América do Sul, como uma missionária.
A resposta para suas ardentes orações, finalmente chega pelo correio, trazendo-lhe grande alegria. Dos corações de toda alma elevada agradece e Louva a Deus enquanto a presença de Espírito de Deus, esteve no meio do nosso caminho glorioso.
Entretanto a porta para o Brasil esteve fechada nos últimos dois anos. Ela colaborou fielmente e incansavelmente na luta no ''FAITH BIBLE INSTITUTE", (instituto Bíblico da Fé) como Professora e Diretora.
Ela viajará em Novembro, de New Orleans, Lousine, e sua chegada ao Brasil, à tornará noiva do Sr. Chester I. Miller, fiel missionário no Brasil.
Nossos oradores à acompanham assim que ela deixe sua terra natal e queridos amados, aqueles que contam aos outros o Amor de Cristo.
A vida de Raquel Miller foi sem igual, nós do Brasil sentimos honrado de ter tido em nosso meio uma pessoa tão maravilhosa como esta jovem, dedicada ao serviço do Senhor. Por certo homens e mulheres fizeram histórias e sem dúvida ela fez história, seu nome nunca será apagado ou esquecido do povo brasileiro...
Mural em Homenagem a Raquel Miller - Centro de Convenções Raquel Miller - Miss. Raquel Yarborongh Miller
* 25 de Novembro de 1917 + 5 Dezembro de 1981
Mis Chester I. Miller e Annie M. Trenty Miller
O Brasil uniu-se a ele nesse momento tão difícil e de tristeza, amparando-o e dando-lhe amor e conforto. Visando dar continuidade ao trabalho no Brasil, no dia 28 de dezembro de 1982 ele casou com Missionária Annie M. T. Frew, viúva de Russel Frew.
Mis. RUSSEL FREW E ANNE T.FREW
O terceiro missionário enviado ao Brasil pela “Pentecostal Church of Christ ”dos Estados Unidos foi o Rev. RUSSEL FREW, que aqui chegou no ano de 1952 acompanhado de sua esposa, irmã Annie Frew e um casal de filhos, sendo que no Brasil a família foi acrescentada de mais um filho.
O missionário Russel Frew residiu alguns anos no nordeste do Brasil, tendo sido pastor do campo de Caruaru, Estado de Pernambuco.
Em fevereiro de 1957, a Família Frew retornou para os Estados Unidos e nos 10 meses que estiveram ali o casal pastoreou a igreja em Portsmouth, Ohio. Retornaram ao Brasil em agosto de 1958. Neste período mudaram-se para Santo André - SP.
Enquanto estiveram ali, iniciaram o programa de literatura da Escola Dominical, preparando o primeiro trimestre de lições para adultos. Estavam preparando a segunda edição, em junho de 1959, quando o Missionário Russel Frew adoeceu e teve que ser levado para o seu país.
A Família Frew deixou o Brasil no dia 13 de junho de 1959 e o missionário Russel Frew foi recebido no céu dia 15 de junho 1959. Foi sepultado no Cemitério Kirkwood, cerca de um quilômetro e meio da sede nacional da Igreja de Cristo Pentecostal dos Estados Unidos.
ANNIE M.(TRENT) (FREW) MILLER
Ela nasceu em 1º de Outubro de 1920, na cidade de Rockingham County, Carolina do Norte - Estados Unidos, seu pai : Sr. Charles D. Trent e sua mãe: Lettie Mae Bailey
Converteu-se em 8 de Julho de 1938 numa igreja Batista na cidade de Stacy, Carolina do Norte e batizada nas águas no mesmo ano. Santificada e revestida pelo Espírito Santo em 1940 na Pentecostal Holiness Church em Reidsville, Carolina do Norte. Ela foi chamada a pregar em 1940. Recebeu a licença de Ministro em 1944 e foi ordenada pela P.H.C. em 1945.
Graduada pela Ruffin High School, em Ruffin, Carolina do Norte, em Maio de 1939.
Graduada pelo Instituto Bíblico e Missionário Holmes em Maio de 1944.
Graduada com honras pela Central State University, em Wilberforce, Ohio, como Bacharel com Grau de Ciências em Educação, em 6 de Setembro de 1977. Graduada pela Wright State University, em Dayton, Ohio, com o Grau de Mestre em Educação em 22 de Agosto de 1979.
Foi casada com o Rev.Russell Frew em 15 de Dezembro de 1944. Desta união nasceram três filhos: Joanna, em Toledo, Ohio, em 16 de Novembro de 1945; Lawrence (Larry) em Meadville, Pennsylvania, em 7 de Junho de 1948; e, Gary, em 9 de Dezembro de 1955, em Natal/RN, Brasil. Ajudou a pastorear igrejas em Meadville, PA; Patrick Springs, VA e Raleigh, NC.
Enviada ao Brasil pela Igreja de Cristo Pentecostal em Dezembro de 1952, chegando em Recife/PE no dia 2 de Janeiro de 1953. Trabalhando com seu marido como missionária por quatro anos no norte, morando em Caruaru/PE.
A irmã Rachel foi recolhida ao lar, para estar com o Senhor, em dezembro de 1981. Em dezembro de 1982 ela estava unida em casamento com o Rev.Chester I.Miller. Naquele tempo ela havia deixado a escola pública e já havia lecionado por um semestre na Beulah Heights Bible College em Atlanta, Georgia.
Em Janeiro de 1983 mudaram - se para Atlanta e ambos lecionaram lá nos cinco anos e meio seguintes. Com a cirurgia do coração do irmão Miller em 1988, mudamos de volta para London, Ohio, onde residimos até agora.
Annie fez duas viagens com o irmão Frew. Com esta viagem de 1999, realizou sete viagens com o irmão Miller, num total de nove, como segue:
Ajudou o irmão Miller com o seu trabalho como Representante de Campo para a América do Sul, e ela agradece a Deus que lhe permitiu vir ao Brasil e trabalhar entre um povo tão maravilhoso. Aprecia profundamente todos os obreiros brasileiros que tem se sacrificado tanto para trazer a ICPB onde ela está hoje. Queira Deus continuar a abençoar cada membro da ICPB.
PRIMEIROS OBREIROS BRASILEIROS
Para auxiliá-lo foram colocados os irmãos José Soares e Antônio Penedo(esquerda) como os primeiros Evangelistas. Assim o trabalho desenvolveu-se mais. Logo depois disto, Eloy Pinto de Oliveira havia formado uma igreja com o nome de “Igreja Pentecostal de Cortês”, conhecendo nossos missionários resolveu unir-se com a Igreja de Cristo Pentecostal de Serra Talhada.
Também nessa época o irmão Manuel Miguel que trabalhava numa barbearia em Recife (PE), recebeu uma ordem de Deus para que saísse para o sertão a fim de pregar o evangelho, José Pinto de Oliveira (direita) também sentiu a chamada de Deus e começou a trabalhar; todos eles sem compromisso de salário.
Alguns dos primeiros pastores da ICPB (da esq p/ dir): Francisco Patrício de Lima; José P. de Oliveira; Luís Alfredo de Santana; Manuel Vicente de Andrade e Manoel Miguel da Silva.
Superintendentes Nacionais
1º Superintendente - Rev. Horace Singleton Ward
Nasceu no dia 12 de maio de 1906 em Henderson County, Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Mais tarde, numa reunião em uma tenda em Hendersanville, NC, ficou faminto por uma experiência de santificação, sentiu tão grande fervor que chorou, dizendo: “Senhor, eu irei para onde queres que eu vá, e direi o que queres que eu diga”.
Havia uma profundidade muito significativa que ele não podia compreender em seu coração, todavia ela mudaria sua vida futura. Um dia, caminhando ao lado de uma corrente de água, ouviu a voz divina lhe dizer: “Eu quero que você vá ao Brasil por mim”.
Ele havia estudado geografia, mas não sabia onde era o Brasil. Horácio tentou esquecer isto até que teve a mesma experiência mais tarde e ouviu a mesma voz.
Aqui ele chegou em janeiro de 1935. Tempo depois voltou aos Estados Unidos para casar com Caroline. Em 14 de dezembro de 1938 viajaram para o Brasil ao trabalho missionário.
Ele desempenhou a função de Superintendente Nacional da ICPB nos anos de 1948 a 1951, 1959 a 1964. No dia 23 de março de 1993, na cidade de Wilkesboro, Estados Unidos, despediu-se deste mundo para estar nas mansões celestiais o Missionário Horace Singleton Ward com a idade de 86 anos.
Os periódicos americanos “The Journal - Patriot”, “The Madison Press” e o jornal da ICPB “O Herói da Fé” destacaram este fato. Um dos grandes desejos do Missionário Horace Ward (não cumprido em vida) era ver a ICPB em todos os Estados brasileiros. Sua esposa, irmã Caroline, ainda é viva e reside nos Estados Unidos.
2º Superintendente - Rev. Chester Irvin Miller
Nasceu em 17 de março de 1917, na cidade de Decatur Township, Distrito de Lawrence, Ohio, Estados Unidos. Em outubro de 1936, sentiu a chamada de Deus para ingressar no ministério. Seu pai, também ministro evangélico, concedeu-lhe liberdade para atuar como evangelista, deixando o seu lar e indo onde quer que houvesse um convite para encontros de avivamento, na maioria das vezes no sul de Ohio ou ao leste de Kentucky. Ainda muito jovem, foi dirigente de uma pequena igreja e foi consagrado Ministro em agosto de 1937.
Em 1938, com 21 anos, ingressou no “Holmes Bible College” uma escola bíblica na Carolina do Sul. Ficou 2 anos nessa escola, tendo treinamento ministerial e outros ensinos. Nesta escola conheceu a jovem Rachel Hill Yarborough que nasceu em 25 de novembro de 1917 com quem se casou anos mais tarde. O Missionário Chester I. Miller deixou os Estados Unidos da América em dezembro de 1940, chegando em Arcoverde (PE) no dia 7 de janeiro de 1941.
No princípio de 1954, mudou-se com sua família do Nordeste para São Paulo a fim de atuar na região Sudeste do Brasil.
No mês de julho de 1954 teve que retornar aos Estados Unidos para ocupar a Superintendência Geral, pois fora eleito pela “Pentecostal Church of Christ”.
O Missionário Rev. Chester Miller, além de ocupar a Superintendência no Estados Unidos, também foi secretário, tesoureiro e ocupou a Superintendência do Brasil nos anos de 1952 a 1954. Nesse tempo em que esteve aqui no Brasil, teve um importante papel na fundação de igrejas que hoje são campos: Pesqueira - PE (1947), São Caetano - PE (1947), Caruaru - PE (1947) e Bezerros - PE (1950). Também deu início ao trabalho em São Paulo em 1953 e organizou o trabalho no Estado do Rio de Janeiro que fora fundado pelo Missionário Horácio Ward. Foi ele quem principiou os boletins informativos da ICPB nos ano de 1953 e 54 e que mais tarde tornou-se o jornal “O Herói da Fé”. Ele também preparou as primeiras edições do “Hinário Cristão Pentecostal” nos anos de 1953 e 1954 e é autor de vários de seus hinos.
O Rev. Chester Irvin Miller é pai de quatro filhos e vive atualmente com sua esposa Annie nos Estados Unidos. No ano de 1998 o casal veio ao Brasil pela última vez. Na ocasião o Missionário Miller foi homenageado no Centro de Convenções com uma Biblioteca que leva o seu nome. Apesar da idade avançada o casal realiza o culto doméstico diariamente em português.
3º Superintendente - Rev. Russel Frew
Nasceu no dia 1º de a gosto de 1918, em Farrel, Pennsylvania, Estados Unidos da América. Seus pais eram Alexander Graham Frew e Mary Esaias.
Estudou na “Farrel High School” onde foi graduado no ano de 1938. Converteu-se no ano de 1940, foi batizado nas águas em julho de 1942 e no mesmo ano no Espírito Santo. Recebeu a licença para pregar pela “Pentecostal Holiness Church” em julho de 1942 e foi ordenado em julho de 1944. Graduou-se no “Instituto Bíblico e Missionário Holmes”, em 1944.
Durante o seu primeiro ano no Colégio Bíblico, recebeu sua chamada para o Brasil. Conheceu Annie Trent, com quem se casou em 1944.
Nesse período, eles receberam uma carta da irmã Rachel Miller, no Brasil, contando sobre a necessidade e urgência por um outro missionário.
Em 1952, Annie e Russel Frew filiaram-se à “Pentecostal Church of Christ”. Esta denominação os enviou ao Brasil para se juntarem ao casal Miller. Embarcaram no Navio “Del Mundo” em dezembro de 1952 e chegaram a Recife (PE) no dia 2 de janeiro de 1953 sendo acompanhados de 2 filhos.
Após aproximadamente um ano, a Família Miller mudou-se para São Paulo para iniciar um trabalho e a Família Frew permaneceu no Nordeste pastoreando o campo em Caruaru (PE) e auxiliando outros pastores.
Em janeiro de 1955 o Rev. Russel Frew foi eleito Superintendente Geral da Igreja de Cristo Pentecostal do Brasil, cargo que exerceu com brilhantismo até o ano de 1958.
4º Superintendente - Rev. José pinto de Oliveira
Nasceu aos 9 dias de fevereiro de 1919, na cidade de Bom Conselho (PE). Seus pais foram: Elói Pinto de Oliveira e Joana Pinto de Oliveira. Converteu-se aos 14 anos de idade na cidade de Águas Belas (PE). Foi batizado em dezembro de 1936 e casou-se em 21 de julho de 1946 com a irmã Rilda Pinto de Oliveira com quem teve dois filhos: Isaac e José P. de Oliveira Filho, os quais hoje são pastores.
Ele iniciou o seu ministério como evangelista em dezembro de 1946, logo em seguida foi consagrado ao diaconato. Em julho de 1947 foi consagrado ao presbiterato e empossado como pastor em Caruaru (PE), em seguida foi pastorear em Arcoverde (PE) e depois assumiu o pastorado no Campo de Recife (PE) em 23 de agosto de 1948, onde foi pastor até 17 de agosto de 1986.
É digno de nota que o Campo do Recife, na época em que ele assumiu compreendia igrejas que se emanciparam tornando-se campos. São elas: Nova Descoberta, Ponte dos Carvalhos, Ribeirão, Barreiros.
O Rev. José Pinto de Oliveira cursou Bacharelato em Teologia no “Seminário Teológico Batista do Norte”. Assumiu a Superintendência da ICPB durante o período de 23 anos. Foi eleito pela primeira vez em 1963, reeleito em 1968, 1973, 1978, 1983, vindo a falecer em 1986 em pleno exercício das suas funções.
Atualmente, anexo ao templo sede da igreja do Recife (PE) existe um prédio que leva o seu nome. Sem dúvida, este servo de Deus jamais será esquecido e é ainda hoje, para muitos obreiros que com ele conviveram, um verdadeiro exemplo de vida e paradigma.
5º Superintendente - Rev. Pedro Messias
Nasceu no dia 4 de abril de 1944 em Cerquilho (SP) casado com Maria Inez Botacim com quem teve 3 filhos. Sua conversão aconteceu em julho de 1959 na cidade de Mauá (SP), sendo batizado nas águas no dia 15 de fevereiro de 1960 pelo Rev. Ernst Grimm. Foi consagrado como pastor em 20 de setembro de 1969, exercendo suas atividades pastorais nas igrejas de: Diadema - SP (1969 a 1979), Santo André - SP (1982 a 1987), Recife - PE (1987 a 1989), Guaraciaba, Santo André - SP (1989 a 1990). Colou grau de Bacharel em Direito em 1984.
Com o falecimento do Superintendente Geral, Rev. José Pinto de Oliveira, assumiu este cargo que exerceu no período de 14 de setembro de 1986 até janeiro de 1988, ocasião em que foi reeleito, ficando até 25 de janeiro 1993.
Em 1994 mudou-se para os Estados Unidos da América e em 23 de outubro de 1994, fundou uma Igreja na Cidade de Danbury, Estado do Connecticut; em 1996, a igreja na cidade de Pompano Beach - Florida, próximo a Miami; em dezembro de 1998, a igreja na cidade de Harrison, Estado de New Jersey. Hoje ocupa função de Presidente do Distrito de Língua Portuguesa na IPCC.
6º Superintendente - Rev. Joâo Batista Guimarães
Nascido em 21 de junho de 1938 na cidade mineira de Pará de Minas, converteu-se no mês de março de1958, seu batismo foi realizado em agosto de 1958, casou-se com Dolores Fernandes Guimarães em 9 de novembro de 1963. Foi consagrado a Diácono no dia 30 de outubro de 1966, a Presbítero em 20 de julho de 1968, ordenado como Pastor no Campo de Utinga (Santo André - SP) no dia 24 de abril de 1976 ficando na direção desse trabalho de 1976 a 1995.
Eleito ao cargo de Secretário Nacional, exerceu esta função de 1983 até 1993 quando foi eleito Superintendente Nacional, por duas vezes, mandato de 1993 a 1997 e 1997 a 2001. Em sua gestão está sendo construído o Centro de Convenções (sede nacional).
7º Superintendente - O Rev Daniel Silva
Em 18 de Julho foi eleito em Recife -PE como Superintendente Geral da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2009/2013. O Rev. Daniel Silva inicia o seu trabalho tomando como base o projeto "Novos Rumos" que foi apresentando na Convenção Geral e aprovado por aqueles que o elegeram como Superintendente Geral. Daniel Aparecido da Silva nasceu em 20 de maio de 1950 em Monte Sião - MG. Casou-se em 8 de setembro de 1973, com Cleusa Nery Silva. Exerceu o pastorado no campo de Monte Sião - MG por 35 anos, abriu várias igrejas em sua região. Em 1999 fundou a casa para recuperação REAVIDA. Foi Vice presidente do Denemi no 2º Mandato do Pr.José C.Dorta e Presidente do Conselho Deleberativo,exerceu a 2° Vice Superintendência e depois a 1° Vice na gestão do Rev.Jão Batista Guimarães. e no dia 19 de Junho de 2009 foi Eleito Superintendente Geral da ICPB.
Quando terminar de ler, gostaríamos de saber sua opinião. Então no final da página deixe seu comentário.